Qual a diferença entre cardiologia clínica preventiva e curativa?

A palavra Cardiologia vem da junção da palavra de origem grega “kardía”, que significa coração, e o sufixo “logia”, que significa estudo.

Ou seja, a Cardiologia significa estudo do coração.

Ela é a especialidade da medicina que se propõe a estudar, diagnosticar e tratar as doenças que afetam o coração e o sistema circulatório.

E assim como outras áreas da medicina, a cardiologia pode ser dividida em preventiva e curativa.

E é sobre isso que iremos falar hoje! Sobre a diferença entre cardiologia clínica preventiva e curativa!

Portanto, fique conosco e não tenha mais dúvidas acerca desses dois termos! Vamos lá!

O que é a Cardiologia preventiva?

A Cardiologia preventiva decorre de uma mudança de perspectiva acerca do que é saúde.

Isto é, a saúde deixou de ser apenas um estado de ausência de doenças e passou a ser compreendida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

E para que o indivíduo atinja esse estado deve implementar inúmeros hábitos em sua vida, os quais servem como instrumentos para prevenção de doenças.

Assim, a Cardiologia preventiva não se propõe apenas a tratar o paciente que foi acometido por alguma doença cardiovascular, mas, sim, prevenir o surgimento dessa doença.

Qual a diferença entre cardiologia clínica preventiva e curativa?

E como isso é feito?

Bom, para uma melhor compreensão de como funciona a medicina preventiva, podemos utilizar da seguinte divisão:

1 – Prevenção primária

Na prevenção primária se produz saúde.

Nessa etapa, o paciente é estimulado a criar hábitos saudáveis que impeçam o surgimento ou agravamento de doenças, entre eles podemos citar:

• não fumar;
  • se exercitar com frequência;
  • alimentação saudável;
  • evitar excesso de bebidas alcoólicas.

Com esses hábitos, doenças cardiovasculares são evitadas.

2 – Prevenção secundária

A prevenção secundária está relacionada ao diagnóstico precoce, uma vez que quanto antes for descoberta a doença, antes se inicia seu tratamento e mais chances existem de sucesso e cura.

Portanto, na prevenção secundária se propõe que o paciente faça check-ups e acompanhamento médico com certa frequência.

3 – Prevenção terciária

A prevenção terciária existe para aqueles que já possuem a doença e seu objetivo é minimizar seus efeitos, impedindo que se agrave.

Agora que você entendeu a Cardiologia preventiva, podemos falar da Cardiologia curativa!

O que é a Cardiologia curativa?

A Cardiologia curativa, diferente da preventiva, se destina a tratar o paciente quando o mal e seus efeitos colaterais já se instalaram.

Ou seja, o paciente já sofreu um infarto, por exemplo.

Aqui o médico tentará salvar o paciente e lhe devolver sua qualidade de vida, se possível.

Perceba que o ideal é que o paciente previna as doenças e não deixe que se desenvolvam a ponto de necessitarem de cura!

Ou seja, sempre opte pela Cardiologia Preventiva!

Conheça a Vittacor e previna doenças do coração!

A clínica Vittacor é formada por cardiologistas que querem disponibilizar um atendimento humanizado aos seus pacientes e assim produzir saúde.

Com sua infraestrutura moderna e eficaz, a clínica se propõe a focar na prevenção e tratamento de doenças do coração. Agende já sua consulta e cuide de sua saúde!