Quais os sintomas da doença arterial coronariana?

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte e invalidez no Brasil e no mundo.

A principal delas é a doença arterial coronariana (DAC).

No entanto, quando diagnosticadas, é possível tratá-las e evitar o seu agravo.

Mas você sabe quais são os sintomas da doença arterial coronariana?

É isso que vamos te apresentar hoje e, ao notar algum dos sintomas, busque por um médico cardiologista.

Confira!

O que é a doença arterial coronariana?

A doença arterial coronariana é caracterizada pela obstrução das artérias coronárias.

Estas artérias são os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar o músculo do coração, o conjunto destas artérias formam a circulação coronária.

As artérias podem ser obstruídas devido ao excesso de gordura no sangue, que forma placas que se depositam em seu interior.

Este processo é chamado de aterosclerose.

Em decorrência do prejuízo na irrigação do músculo cardíaco, se desenvolve a isquemia miocárdica.

Este é um estado temporário em que a irrigação do músculo do coração não é suficiente para desenvolver o seu trabalho.

Sintomas

A doença arterial coronariana pode se desenvolver por muitos anos sem que se manifeste nenhum sintoma.

Os sintomas podem só aparecer quando os bloqueios são graves e potencialmente fatais.

Por isso, é fundamental a realização de ações de prevenção e consultas médicas periódicas, especialmente em casos em que há fatores de risco.

O sintoma mais comum é a dor e desconforto no peito, no entanto, dores deste tipo podem indicar outros problemas que não os cardíacos.

A origem da dor depende de alguns fatores, como:

• tipo e localização da dor;
  • Irradiação da dor para outros locais do corpo;
  • Intensidade;
  • Duração;
  • Fatores desencadeantes;
  • Melhora e piora da dor.

A dor no peito mais comum em doenças cardíacas é caracterizada como:

• Dor em aperto;
  • Opressão;
  • Pressão;
  • Peso;
  • Queimação.

Além disso, alguns outros sintomas podem estar presentes, são eles:

• Falta de ar;
  • Fadiga extrema ao realizar esforço físico;
  • Inchaço nos pés;
  • Dor no ombro ou braço;
  • Mulheres podem sentir dores atípicas no perto, sendo breves ou agudas no abdômen, costas ou braço.

Veja agora alguns fatores de risco para ficar atento:

• Idade – homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 estão no grupo de risco;
  • Histórico familiar de doenças cardíacas;
  • Tabagismo;
  • Pressão arterial alta;
  • Colesterol LDL, considerado ruim, alto e colesterol HDL, considerado bom, baixo;
  • Outras doenças, como diabetes;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Radioterapia no peito.

Os homens possuem maior risco de desenvolver doença arterial coronariana, no entanto, o risco aumenta para as mulheres após o período de menopausa.

O fundamental é o acompanhamento regular com cardiologista caso você esteja em algum dos grupos acima.

Está em busca de uma clínica especializada em doenças cardíacas? Conheça a VittaCor!

Agora você já sabe mais sobre a doença coronariana e quais seus principais sintomas, bem como os grupos de risco.

Caso tenha se identificado com algum dos sintomas ou esteja no grupo de risco, busque por um cardiologista!

Nesse sentido, temos uma excelente clínica para indicar: a VittaCor!

A VittaCor é formada por três cardiologistas que se uniram com o objetivo de oferecer atendimento personalizado e humanizado na promoção da saúde. Agende sua consulta e conheça!