Check-up cardiológico: qual a importância?

Você sabia que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das doenças que afetam nosso coração podem ser modificadas? Em outras palavras, elas podem ser evitadas com uma simples mudança nos hábitos de vida.

O check up cardiológico auxilia no controle desses fatores e vai bem além disso. Ele identifica precocemente alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes de qualquer sintoma.

Mas afinal, o que é check-up cardiológico?

O check-up cardiológico, ou cardiovascular, consistem em um grupo de exames que ajudam o cardiologista a avaliar o risco de ter ou desenvolver problemas cardíacos e circulatórios, como insuficiência, arritmia e outros.

Além disso, é uma importante ferramenta no acompanhamento de pacientes que já foram diagnosticados com essas doenças. Avalia-se também o histórico familiar do paciente.

Quais são os exames realizados em um check-up cardiológico?

Antes de mais nada, como a maioria das doenças, as patologias cardíacas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Por isso, a realização de exames preventivos é fundamental.

Dessa forma, costumam fazer parte de um check-up cardiológico os seguintes exames:

Eletrocardiograma

Consiste em um registro gráfico das variações elétricas do coração. Ele não deve ser confundido com o ecocardiograma, apesar de ambos serem importantes para avaliação da funcionalidade do músculo cardíaco. Além disso, ele ajuda a reconhecer anormalidades no funcionamento dos nervos e músculos do coração.

Exames laboratoriais

Além da investigação da vida do paciente, o cardiologista necessita também de outras análises. Os exames laboratoriais são aqueles realizados em um laboratório especializado, a partir de amostras de sangue.

São exemplos:

• Glicemia em jejum (para verificação de diabetes);
  • Colesterol;
  • Triglicérides (sabe-se que os triglicérides quando altos representam alto risco cardíaco);
  • Troponina, CPK, CK-MB (marcadores musculares, usados na avaliação de infarto agudo do miocárdio. São solicitados a pacientes com histórico de infarto);

Teste ergométrico

Teste realizado para a avaliação da resposta cardiovascular em situações de esforço físico. É essencial para identificar arritmias, avaliar a capacidade cardiorespiratória e diagnosticar as patologias que acometem esse sistema.

Além disso, o teste ergométrico também figura como exame importante para a prescrição de exercícios físicos adequados para a situação do paciente, auxiliando na montagem e acompanhamento de treinamentos caso necessário.

Qual a importância de um check-up cardiológico?

As doenças cardiovasculares estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro, incluindo os mais jovens.

Dados da  Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) , alertam: mais de mil pessoas morrem por dia devido a problemas no coração! O alerta para a prevenção através de check-ups pode reverter essa grave situação.

É por estes e outros tantos motivos citados, que o check-up cardiológico é tão importante. Ele ajuda na prevenção e melhor intervenção em todas as doenças cardiológicas existentes. Ou seja, o diagnóstico precoce aumenta a chance de sobrevivência do paciente.

Quando eu devo realizar um check-up cardiológico?

Quando existe histórico familiar de problemas associados ao coração, recomenda-se que o check-up cardiológico comece  a partir do início da vida adulta ( a partir dos 20 anos aproximadamente).

Na ausência dessa situação, é indicado que os homens comecem a partir dos 35 anos. Já as mulheres, aos 40 anos. Caso seja constatado que está tudo certo, os retornos ao cardiologista devem ser feitos anualmente.

Contudo, caso algo apareça entre este intervalo, o cardiologista deve ser imediatamente procurado. Algumas doenças do coração são assintomáticas, e acabam se manifestando já em fases avançadas.

Existem também situações que fazem com que a visita ao cardiologista seja mais frequente. Assim, temos:

• Mulheres após início da menopausa;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Diabéticos;
  • Obesos;
  • Colesterol e triglicérides elevados;
  • Fumantes;
  • Portadores de doenças cardíacas;
  • Praticantes de atividade física de alto impacto regular (como corrida, Triathlon, etc).

Além disso, o check-up cardiológico deve ser feito também para aqueles que desejam iniciar a prática de atividade física. Dessa forma, seja qual for a idade, é preciso receber orientação correta quanto à realização de exercício físico de forma segura para a saúde.

Capacidade aeróbica e faixa aeróbica de treinamento são algumas das avaliações para indicar qual a intensidade adequada e benéfica para o paciente.

Você conhece os principais sintomas de problemas cardíacos?

Existem uma série de sintomas que devem sempre soar como um sinal de alerta para o paciente. Caso eles sejam sentidos com frequência, é de extrema importância a consulta com o cardiologista, para realizar uma avaliação.

Assim, temos:

• Sensação de palpitação ou coração acelerado (taquicardia);
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Ponta dos dedos com coloração azulada;
  • Fraqueza sem causa aparente;
  • Cansaço inexplicável;
  • Pernas inchadas;
  • Tonturas.

A Clínica VittaCor é composta por três cardiologistas que se uniram com intuito de oferecer um atendimento personalizado e humanizado para promover a saúde.

Nosso foco é a prevenção e tratamento de doenças do coração. Para isso, oferecemos à população um ambiente confortável, infraestrutura moderna e eficaz, para que você sinta a vontade durante as consultas!

Se você tem dúvida sobre check-up cardiológico, entre em contato com a gente!