Cardiologista trata ansiedade?
A ansiedade é uma condição que acomete cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo, podendo atrapalhar a vida pessoal e profissional, além de gerar sofrimento.
Portanto, é preciso buscar auxílio médico para tratá-la de forma adequada.
Mas será que um cardiologista também pode tratar ansiedade?
É isso que vamos te responder neste texto hoje, acompanhe!
O que é a ansiedade?
A ansiedade é um sentimento comum que pode estar presente em nosso dia a dia em diversas situações, como quando tememos que algo aconteça ou esperamos muito por uma situação específica.
Estas situações são normais e estão dentro do esperado das emoções humanas.
No entanto, a ansiedade pode atingir níveis agudos geradores de sofrimento que podem impedir ou dificultar atividades do cotidiano.
Isto é, quando a ansiedade ocorre de maneira frequente e com grande intensidade, é possível que se caracterize como uma patologia.
Existem diferentes tipos de ansiedade, sendo que a mais comumente diagnosticada é o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, são quase 19 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade no Brasil, sendo o país com maior índice da doença.
Cada vez mais este transtorno atrapalha a vida dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que este transtorno possui tratamento.
Para isso, é preciso buscar um médico, um profissional capacitado para realizar o diagnóstico correto e sugerir as melhores opções de tratamento.
Afinal, cardiologista pode tratar ansiedade?
A resposta é sim, cardiologistas também podem tratar ansiedade!
A ansiedade pode ser diagnosticada por diversos profissionais, entre eles médicos e psicólogos, por exemplo.
O cardiologista é um profissional que deve ser consultado com certa regularidade, seja para prevenção ou tratamento de doenças já diagnosticadas.
Por isso, pode desenvolver um bom relacionamento com o seu paciente.
Este profissional também está capacitado para identificar casos de transtorno de ansiedade durante suas consultas, seja esta a queixa principal ou não.
É possível que pacientes busquem este especialista, pois, os sintomas de ansiedade também são físicos, entre eles:
- Taquicardia;
- Vertigens e tonturas;
- Boca seca;
- Dificuldade para respirar;
- Respiração irregular;
- Insônia;
- Tremores, entre outros.
Assim, buscam um cardiologista considerando que o possível diagnóstico será físico, no entanto, são características típicas de ansiedade.
Este médico poderá identificar estas situações e orientar tratamentos, seja com uso de medicamentos ou encaminhamento para outras terapias alternativas.
O estresse e ansiedade, a longo prazo, também podem afetar o coração.
Nesse sentido, este profissional também poderá acompanhar o caso de forma preventiva e buscando alternativas para a busca do bem-estar.
Quer agendar uma consulta com um cardiologista? Conheça a Clínica Vittacor!
Agora você já sabe um pouco mais sobre a ansiedade e sabe que o cardiologista também pode atuar no tratamento da ansiedade.
Se você deseja marcar uma avaliação com este profissional, considere agendar sua consulta com um dos cardiologistas da Clínica Vittacor!
A clínica conta com um time de cardiologistas qualificados que estão preparados para realizar avaliações completas, com ética e acolhimento.