O que é e para o que serve o tilt test?
Hoje em dia dificilmente não haverá um novo tipo de exame surgindo para conseguir alcançar objetivos mais específicos e que os exames antigos não alcançavam. Bem como, existem exames que até hoje se revelam úteis demais, como o tilt test.
Mas se você ainda não sabe o que e para que serve este exame, então nós iremos te contar para que você não fique com dúvida sobre o assunto. Sendo assim, confira as respostas para a sua pergunta nos próximos tópicos.
O que é Tilt Test e qual a sua utilidade?
Chamado também de teste de inclinação ou mesmo de teste de estresse postural, é um tipo de exame não invasivo e de natureza complementar.
Além disso, o Tilt Test é utilizado para realizar a investigação de síncopes, isto é, a perda dos sentidos por causa de uma deficiência de irrigação sanguínea no encéfalo. Bem como para fazer o complemento no diagnóstico de doenças como:
- Síncope vasovagal ou neuromediada;
- Tontura recorrentes;
- Síndrome de taquicardia ortostática postural;
- Pré-síncope;
- Disautonomia e etc.
Dessa maneira, a partir do acontecimento de desmaios e perda súbita da consciência, o exame de Tilt Test é indicado. Este tipo de exame, normalmente, se faz em uma clínica e o paciente é acompanhado por um cardiologista e um profissional técnico de enfermagem.
Além disso, outras indicações para que o exame seja realizado é que o paciente esteja há 4 horas de jejum a fim de evitar algum mal-estar, como náuseas. Por fim, depois de terminado o exame, é preciso ficar de repouso e é contraindicado dirigir, ao menos, 2 horas.
Como é feito o Tilt Test?
O exame é feito dentro de um laboratório de eletrofisiologia, seja em um hospital ou clínica. E, como dito anteriormente, tanto um profissional cardiologista quanto um técnico de enfermagem devem supervisionar todo o procedimento.
O exame tem duração média de 45 minutos, como também é realizado em duas fases distintas. A primeira fase consiste em o paciente ficar deitado sobre uma maca, preso com cintos, ao passo que o enfermeiro muda a posição da mesa.
Assim, a maca vai sendo inclinada para cima e os aparelhos do peito e braço averiguam a pressão e a frequência arterial a fim de identificar alguma alteração durante o exame.
Por sua vez, na segunda fase, um remédio, dinitrato de isossorbida, é colocado na parte inferior da língua. Desta feita, a análise consiste em observar se o corpo do indivíduo irá reagir ao medicamento, isto é, se existe uma alteração significativa na pressão arterial e frequência cardíaca.
Vale ressaltar que nesta fase também existe a mudança na posição da maca, por isso pede-se que o paciente fique em jejum para evitar náuseas.
Portanto, seja para a realização do Tilt Test ou para fazer exames de rotina, a fim de verificar a saúde do coração, consulte-se com uma clínica de referência no atendimento, prevenção e diagnóstico de doenças cardíacas.
Sendo assim, agende sua consulta na VittaCor Cardiologia. Pois o seu foco é a prevenção e tratamento de doenças do coração. Com certeza seu atendimento será humanizado, único e excelente.