Doenças valvares: como é o tratamento?
Cuidar da saúde nunca esteve tão alta como nos últimos anos. Isto se dá devido a um conjunto de fatores que têm muita relevância, por exemplo, a crescente população idosa no Brasil e, principalmente, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que impulsionou bastante os cuidados com o bem-estar.
Assim, quando se fala de saúde é quase impossível não tratar sobre o coração. Por isso, neste artigo informativo iremos abordar um pouco sobre um assunto específico que se relaciona com este órgão, nesse caso, as doenças valvares. Se ficou curioso(a), veja os próximos tópicos.
O que são doenças valvares?
De maneira bem simples, podemos definir as doenças valvares como um conjunto de deficiência que atinge as valvas do coração. As anomalias podem atingir valvas como aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide e alguns dos motivos são: distúrbios congênitos ou mesmo patologias que foram adquiridas com o tempo.
Definido e identificado as valvas que podem sofrer com a deficiência e os motivos que impulsionam o aparecimento da condição, cabe agora saber, também, os sintomas decorrentes dessas doenças. São eles:
- Falta de ar;
- Palpitação;
- Cansaço;
- Desmaios e/ou tonturas;
- Dor no peito e etc.
Normalmente, a identificação da anomalia valvar advém depois da realização de exames de imagem, por exemplo, o ecocardiograma. A partir daí é que haverá o tratamento e para entender mais sobre este ponto, continue lendo no próximo tópico.
Como é o tratamento da doença valvar?
Antes de responder a pergunta, cabe ressaltar que o tratamento é feito depois que um(a) profissional cardiologista realiza o exame necessário. Como também, o tratamento dependerá de cada caso concreto, ele não pode ser generalizado.
Por sua vez, quanto ao tratamento da doença valvar, seja para reparação ou mesmo substituição da válvula cardíaca, é preciso que o cirurgião cardíaco abra o coração.
Sendo assim, é inerente ao procedimento a substituição do funcionamento do coração e também dos pulmões por uma máquina de circulação extracorpórea. Por fim, o órgão, isto é, o coração é suturado e ele volta ao funcionamento sem a ajuda da máquina que o substituiu brevemente.
Além disso, caso seja identificado mais uma válvula cardíaca com alguma doença ou mesmo certo problema cardíaco, logo, tudo recebe o devido tratamento no momento da cirurgia. Alguns do resultado da cirurgia são:
- Restauração do funcionamento normal do coração;
- Redução das complicações cardíacas;
- Prolongamento da vida do paciente;
- Melhora da qualidade de vida e etc.
Desse modo, entende-se a relevância de se submeter a cirurgia cardíaca. Afinal, é ela que poderá eliminar de vez as dificuldades sofridas por quem é afetado pela doença valvar.
Sendo assim, se você ainda sente ou já sentiu alguns dos sintomas indicativos da doença valvar, então agende sua consulta com uma ótima equipe especializada no assunto. Portanto, entre em contato com a gente.
A VittaCor é formada por três cardiologistas que se uniram com o intuito de oferecer um atendimento personalizado, humanizado e de excelência para promover a saúde. Assim, agindo com o foco tanto em prevenir como tratar doenças do coração. Venha se tratar com quem mais entende da saúde do seu coração.