Quando fazer check-up com cardiologista?
Inúmeros são os fatores de risco que podem envolver o coração. E estes fatores ficam ainda mais invisíveis quando não se tem o cuidado de realizar exames de rotina, por exemplo, através de um check-up com cardiologista.
Isso ocorre por conta de que boa parte das pessoas não entendem a importância do check-up e o que ele pode evitar. Sendo assim, separamos este artigo dotado de informações a fim de que você compreenda mais sobre o check-up com cardiologista, sua importância, quais exames fazer e muito mais.
Importância do check-up com cardiologista
Um check-up cardiológico se realiza por meio de exames clínicos, físicos e alguns outros com função complementar. Assim, o fim principal é fazer a prevenção de doenças que atinjam o coração, como também efetuar o seu acompanhamento e evolução.
Durante a realização de todos os exames presentes no check-up, há uma investigação profunda da vida do paciente pelo cardiologista. Isto é, a observação dos hábitos, fatores de risco, doenças prévias e até mesmo a de potencial hereditário, por exemplo.
Além disso, o check-up cardiológico tem a sua relevância ainda mais destacada por conta de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A pesquisa aponta que cerca de 80% das causas de doenças cardíacas podem ser prevenidas através de uma pequena mudança de hábito.
Por isso, ter o acompanhamento de um ótimo profissional pode fazer toda a diferença quando se trata da saúde do seu coração.
Quando fazer e quais os sintomas de alerta
O check-up é indicado para fazer, anualmente, para certo grupo de pessoas. São elas:
- Homens com mais de 45 anos;
- Mulher depois da menopausa;
- Pessoas com histórico familiar de doenças cardíaca;
- Hipertensos;
- Diabéticos;
- Obesos e sedentários;
- Praticante de exercícios de alta intensidade;
- Fumantes;
- Pessoas com problemas cardíacos já diagnosticadas e etc.
A fim de que você se atente ainda mais ao seu corpo e aos sinais que ele pode demonstrar quanto a necessidade com o seu coração, veja a seguir alguns sintomas mais comuns.
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Ponta dos dedos azuladas;
- Palpitação ou aceleração do coração;
- Cansaço sem explicação;
- Pernas inchadas;
- Tonturas;
- Fraqueza sem motivação aparente.
Cada um desses sintomas podem e devem ser observados de perto por um profissional especializado em cardiologia. Assim, ele poderá indicar o check-up cardiológico e fazer a identificação mais precisa de alguma patologia que você possa ter.
Portanto, para que você tenha um ótimo e seguro atendimento, consulte-se com uma equipe de especialistas que entende muito da saúde do seu coração. Sendo assim, agende sua consulta com a clínica Vittacor.
Formada por três especialistas de excelência, a Vittacor tem o fim de prevenir e tratar doenças cardiovasculares. Você contará com um atendimento humanizado e totalmente diferente do que pode ter visto.
Não perca tempo e entre em contato com quem realmente entende da sua saúde cardiológica e prolongue ainda mais a vida útil do órgão mais importante do seu corpo.