4 sinais de que você precisa procurar um cardiologista

Estamos acostumados com a ideia que devemos procurar um médico ou agendar uma consulta apenas quando se está doente. Contudo, saiba que consultas de rotinas com especialistas são essenciais para a prevenção de doenças.

Afinal, como sabemos, doenças descobertas precocemente têm mais chances de cura e eficácia no tratamento. E isto aplica-se ainda mais na cardiologia. A saúde do seu coração não pode esperar!

Você sabia que as doenças cardíacas são as maiores causas de morte ao redor do globo? Pois é! Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), são cerca de 7,4 milhões de mortes decorrentes de problemas cardiovasculares por ano. Entendeu o porquê das consultas de rotina?

Afinal, o que faz o cardiologista?

O cardiologista é o médico especializado no sistema circulatório humano e do coração. Assim, ele estuda, faz diagnósticos e acompanha doenças e anormalidades existentes no órgão responsável por bombear sangue para nosso corpo.

Além disso, ao analisar o paciente, ele pode prescrever remédios e tratamentos, além de realizar cirurgias especializadas. As cardiopatias (doenças cardiológicas) podem ser congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

Com o diagnóstico precoce, o cardiologista prolonga as chances de vida do paciente.

Quais os principais exames cardiológicos?

Existem alguns exames cruciais que o cardiologista utiliza para verificar se o paciente tem alguma alteração. São eles:

  • Eletrocardiograma: método rápido e simples, que registra os batimentos do coração através da colocação de eletrodos metálicos;
  • Ecocardiograma: permite obter imagens das diferentes estruturas do coração em movimento. Ele analisa o tamanho das cavidades, válvulas cardíacas, entre outras estruturas;
  • Ressonância Magnética: exame de imagem utilizado para se obter imagens do coração e do tórax;
  • Teste ergométrico: trata-se de um teste de esforço, utilizado para detectar problemas que não são vistos quando o indivíduo está em repouso.

Mas afinal, quais são os sintomas que preciso buscar um cardiologista?

Como dito anteriormente, a prevenção é o principal caminho para o diagnóstico de doenças do coração. Assim, existem alguns sinais que mostram que você precisa de um cardiologista. São eles:

1. Histórico familiar de doenças de coração

Caso você tenha um histórico familiar de problemas cardiovasculares, deve procurar o cardiologista o quanto antes, tanto para prevenção, quanto para o diagnóstico do problema. Dessa forma, caso tenha avós, tios que sofreram, por exemplo, um AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto ou morte súbita, fique sempre atento!

Recomenda-se fazer consultas de rotina com o cardiologista a partir dos 30 anos para os homens, e 40 anos para as mulheres.

2. Doenças preexistentes

Pessoas que tiveram diagnóstico de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (popular colesterol alto), precisam consultar o cardiologista com mais frequência.

Assim, com este acompanhamento constante, é normal o cardiologista pedir alguns exames preventivos do coração. Entre os principais estão os níveis de glicemia, o valor do ácido úrico, o perfil lipídico, eletrocardiograma e a medição da dosagem de microalbuminúria na urina.

3. Idade acima dos 55 anos

Você sabia que mesmo que não haja histórico familiar ou fatores de risco, é necessário fazer pelo menos uma avaliação anual com um cardiologista? Conforme envelhecemos, nosso coração sofre alterações. Dessa forma, é preciso de um cuidado maior.

Você conhece as alterações que acontecem?

Entre as principais mudanças que o órgão sofre com o avanço da idade está a redução da modulação da função cardíaca pelo sistema nervoso e o fato  das paredes e artérias ficarem mais espessas, implicando em uma maior lentidão do fluxo sanguíneo.

Assim, tenha atenção e inclua a avaliação cardíaca em seu check up anual a partir dessa idade.

4. Sintomas de doenças cardiovasculares

Como pudemos perceber anteriormente, existem grupos de risco, que são aquelas pessoas que têm uma maior tendência a desenvolver doenças cardiológicas. Entre elas, estão os idosos, os diabéticos e os fumantes.

Contudo, por mais que você não faça parte destes grupos e independente da idade, precisa estar ligado a alguns sintomas, que podem indicar problemas no coração. São eles:

  • Desmaios frequentes;
  • Dores no peito;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Baixa tolerância para exercícios físicos.

Por fim, as doenças cardiovasculares, e sua maioria são fatais. Dessa forma, elas precisam estar no foco da população e da medicina no geral. Por isso, realize sempre seus exames preventivos e adote hábitos de vida mais saudáveis!

Depressão, estresse e ansiedade estão entre os fatores que influenciam no agravamento de doenças do coração. De acordo com pesquisas da InterHeart, um estudo realizado com o objetivo de avaliar o impacto de fatores de risco cardiovascular em diversas regiões do mundo, o risco de infarto aumenta em 60% em casos de pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

Com  foco na prevenção e tratamento de doenças do coração, a Vittacor oferece à população um ambiente confortável, infraestrutura moderna e eficaz, para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e condições cardiovasculares.


Você tem dúvidas sobre doenças cardíacas ou atuação do cardiologista? Entre em contato conosco!

VittaCor Cardiologia
Endereço

Rua Estados Unidos, 431 - Bairro Jardim Paulista - São Paulo - SP


Telefones

Responsável Técnico:

Dra. Paola Pretti Nunes Ferreira Falcochio
CRM 136981-SP